Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Dia Internacional da Reciclagem: sabia como começar a adquirir novos hábitos

Faça a sua parte neste dia 17 de maio e o ano todo!

Dia Internacional da Reciclagem, dia 17 de maio, foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem por aqui ainda é muito baixa. Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com dados de 2018/2019, nosso país produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano, valores que correspondem a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. A porcentagem desse lixo que vai para a reciclagem é de apenas 1,28%.

Segundo uma pesquisa do Ibope sobre reciclagem no Brasil, mais de 70% da população ainda não separa em lixo comum e lixo reciclável. Por tanto, separamos algumas dicas de como começar a adquirir novos hábitos e fazer a sua parte para a sustentabilidade do nosso planeta.

Uma das formas mais básicas para começar a reciclar é separando o lixo.

1- Separar em dois

O primeiro passo é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Você vai precisar ter duas lixeiras e é fundamental nunca misturar lixo comum com lixo reciclável.

No lixo comum, você descarta: restos de comida, papel higiênico, guardanapos usados, fraldas, absorventes íntimos, fitas adesivas e tudo o que for considerado “rejeito”, que é o tipo de resíduo sólido que não pode ser reciclado ou reaproveitado.

No lixo reciclável, você descarta: papeis, plásticos, latinhas de ferro e alumínio, caixas de leite e de suco, vidro e tudo o que for considerado material reciclável, ou seja, que pode ser reciclado e reaproveitado.

2- Higienização

A ideia é sempre tentar retirar sobras de comida, de líquidos ou de produtos de limpeza. Descartar de qualquer jeito pode contaminar outros materiais e inviabilizar a reciclagem.

O importante é o material reciclável estar seco. Se precisou lavar, deixe secar antes de descartar. 

3- Resíduos especiais

Resíduos especiais são todos os tipos de resíduos que precisam de um tratamento especial. Por isso, não devem ser descartados nem no lixo comum, nem no reciclável.

Isso quer dizer que você precisa encontrar o ponto de coleta mais próximo da sua casa ou da sua empresa e fazer o descarte adequadamente.

Os principais exemplos de resíduos especiais são os aparelhos eletrônicos, as lâmpadas, as pilhas e baterias, o óleo de cozinha e os pneus.

Atenção! Em dias com previsão de chuva forte, evite colocar o lixo na rua muito antes do horário do caminhão. Sacos levados pela chuva são os principais responsáveis pelas enchentes nas ruas da cidade.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360