Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Eco-ansiedade: saiba o que é e como lidar

A eco-ansiedade é um sentimento generalizado de medo crônico e preocupação associada à crise ambiental. Problemas como incêndios florestais, aquecimento global, crise climática, extinção em massa e eventos de catástrofe ambiental são alguns eventos que, além de afetar diretamente os envolvidos, trazem a sensação de desamparo, desesperança e tristeza. A exposição a essas informações pode resultar em consequências para a saúde mental, como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático.

Uma pesquisa confirmou que existe ligação entre eventos climáticos extremos e aumento da ansiedade. De acordo com os cientistas, “a ansiedade climática aumentará conforme as pessoas forem presenciando eventos adversos do clima”. Os seres humanos têm algo chamado viés de negatividade humana, o que significa que fomos feitos para prestar mais atenção a informações mais ameaçadoras e assustadoras do que as positivas.

Embora a preocupação e a ansiedade em relação à crise ambiental sejam normais, a eco-ansiedade é um estado mais intenso e ainda pode ser acompanhada de sentimentos de culpa por contribuições ao problema.

Para 39% dos 10 mil jovens entre 16 e 25 anos entrevistados em um estudo, a preocupação com as questões ambientais é tão grande ao ponto de os deixar hesitantes quanto à ideia de ter filhos.

Embora a eco-ansiedade não seja um distúrbio mental diagnosticável, pode ter impactos significativos no bem-estar de uma pessoa.

Para lidar com a eco-ansiedade, assim como a ansiedade tradicional, é preciso ajuda. Se você tem ou não um distúrbio de saúde mental pré-existente, se estiver deprimido ou ansioso, de modo que afete seu trabalho, aprendizado ou vida social, procure aconselhamento de um profissional especializado em saúde mental.

Intervenções psicológicas baseadas em evidências, como terapia cognitivo-comportamental, reduzem os sintomas de ansiedade e depressão, melhorando a saúde mental e o bem-estar. Você ainda pode aderir a atividades complementares no seu dia a dia para reduzir a eco-ansiedade. Alguns exemplos incluem meditação, mantra, pranayama e yoga.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360