Hoje no Café com Blink (20), recebemos Fernanda Mongelli Honda Flores, psicóloga clínica especializada em Avaliação e Perícia Psicológica, Psicologia Perinatal e da Parentalidade, e Dependência Química. Durante sua participação, Fernanda falou sobre o vício em telas e suas consequências.
Confira a entrevista completa:
A nomofobia, o medo de ficar sem o celular, é uma condição cada vez mais comum, mas ainda pouco conhecida. Especialistas alertam que o vício em dispositivos eletrônicos pode desencadear problemas como estresse, depressão e dificuldades nas relações sociais. Para discutir esse tema, a psicóloga Fernanda Mongelli destaca os impactos dessa dependência.
Fernanda Mongelli explica que a dependência se refere à ansiedade provocada pela falta de uso do celular, resultando em irritabilidade e prejuízos na vida pessoal e profissional. Embora o transtorno ainda não seja oficialmente reconhecido, é considerado um distúrbio multifatorial, envolve fatores sociais, funcionais e orgânicos. A psicóloga finaliza ressaltando que, embora a tecnologia ofereça oportunidades de aprendizado e empoderamento, é crucial estabelecer uma relação saudável com o mundo digital.