Baixe o App

Governo federal lança o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens

Foto: Stockphotos

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (18), em Brasília, o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens. O plano, que conta com um orçamento previsto de R$ 17 bilhões, visa promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e combater a discriminação de gênero.

O plano inclui 79 ações distribuídas em três eixos principais; acesso e ampliação da participação feminina no mercado de trabalho, permanência das mulheres em suas atividades laborais e ascensão profissional em cargos de liderança. Além disso, o plano aborda questões étnico-raciais e a divisão das responsabilidades familiares.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância da qualificação das mulheres para ocuparem postos de liderança e gestão. Ela enfatizou que o objetivo é dialogar com as empresas para implementar as mudanças necessárias, sem recorrer a medidas legais. O anúncio coincide com a divulgação do 2º Relatório de Transparência Salarial, que revela que, em 2023, as mulheres ganhavam 20,7% a menos que os homens em grandes empresas no Brasil.

O acompanhamento do plano será realizado por um comitê gestor, coordenado pelos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego, e contará com a participação de outros ministérios e entidades.

O lançamento do plano ocorreu no Dia Internacional da Igualdade Salarial, uma data instituída pela ONU em 2019. A representante da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, celebrou a iniciativa e destacou a importância de transformar as relações culturais para alcançar a verdadeira igualdade.

Compartilhe o texto:

Destaques: