Com o aumento do uso de drones e o crescimento do número de veículos, infrações de trânsito em Campo Grande alcançam os maiores índices dos últimos nove anos
O número de infrações de trânsito em Campo Grande ultrapassou a marca de 404 mil de janeiro a outubro de 2024, e supera os registros dos últimos nove anos. O aumento das infrações está diretamente ligado ao maior tráfego de veículos e ao uso de tecnologias, como os drones, na fiscalização.
Desde abril, a Polícia Militar de Trânsito começou a utilizar drones para monitorar as ruas da capital, e em novembro, o número de aparelhos foi ampliado, e melhorou ainda mais a capacidade de fiscalização. Houve uma redução nas infrações relacionadas ao uso de celular ao volante e à falta de cinto de segurança.
Entre as infrações mais comuns estão o excesso de velocidade, o avanço do sinal vermelho, o uso de celular enquanto dirige, além da falta de cinto de segurança e de cadeirinha para crianças. O uso de tecnologias como radares e câmeras também tem sido fundamental para o registro das infrações, e novas estratégias, como o vídeo-monitoramento, estão sendo planejadas para reforçar o controle no trânsito da cidade.
O aumento no número de infrações também é visto como um reflexo do crescimento no número de veículos circulando, o que torna a fiscalização mais necessária e exige maior conscientização dos motoristas. A presença de campanhas educativas é vista como uma ferramenta importante para reduzir os riscos relacionados a comportamentos imprudentes no trânsito.