Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Inverno chegou! Saiba como cuidar do seu gato no frio!

Independentemente do tamanho da pelagem, os gatos são sensíveis e precisam de alguns cuidados especiais nos dias de temperatura mais baixa.

Os gatos domésticos são originários de regiões desérticas e áridas e, portanto, estão acostumados às altas temperaturas. Quando esfria, eles precisam de um pouco mais de atenção para evitar problemas de saúde.

Como eu sei que meu gato está com frio?

Os filhotes e os gatos idosos sofrem ainda mais com o frio, assim como os felinos que possuem menos gordura corporal e as raças sem pelos.

A temperatura corporal do pet varia entre 37,8 °C e 39,2 °C. Quando sentem frio, normalmente, os felinos ficam com as patas, as orelhas e o focinho um pouco mais gelados. Além disso, a tendência é que ele fique mais paradinho do que o normal e ao lado do tutor, na maior parte do tempo.

Se o seu gato está se escondendo embaixo das cobertas, entrando no guarda-roupa ou procurando lugares mais quentinhos no ambiente, se encolhendo mais do que o normal, ele pode estar sentindo frio.

Como aquecer meu gato?

Roupas para gatos

Assim como os cachorros, os gatos também podem usar roupinhas. Alguns podem não se adaptar muito bem à vestimenta, mas faça o teste.

Cama aconchegante

Coloque-a em um canto da casa mais protegido, sem correntes de ar. As tocas para gatos também são aliadas nas temperaturas baixas.

Temperatura adequada

Cuide da temperatura do ambiente. Evite deixar ar condicionado ligado e janelas abertas quando estiver ventando. Os gatos são bem suscetíveis às doenças comuns nas estações mais frias.

Alimentação adequada

Cuidar da alimentação do seu amigo peludo é muito importante, não só nos dias frios. Ofereça uma dieta balanceada e saudável.

Hidratação

Verifique sempre se o bebedouro está com água fresca e limpinha. Os gatos não costumam beber muita água no inverno, portanto esse cuidado precisa ser redobrado para evitar a desidratação.

Vacinação em dia

Estar com as vacinas em dia é essencial. Isso ajuda na proteção do seu bichano. Quanto mais forte e saudável ele estiver, menos sentirá os efeitos nocivos do frio.

(Foto: Kashaeva Irina | Shutterstock)

Doenças comuns no inverno

No inverno, os gatos costumam ficar mais suscetíveis a problemas de saúde e o tutor precisa estar atento aos sinais.

Gripe

  • Tosse
  • Espirro
  • Olhos lacrimejando
  • Febre

Bronquite ou asma felina

  • Tosse dor osteoarticular (principalmente em gatos idosos)
  • Perda de peso
  • Letargia
  • Dificuldade respiratória
  • Perda de apetite
  • Falta de higiene.

Esteja sempre atento aos cuidados básicos do seu bichano para garantir que a sua saúde esteja em dia, principalmente nos meses de temperaturas mais baixas.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360