Pix moderniza boletos de pagamento e pode substituir código de barras a partir de fevereiro
Pagamento de boletos via Pix é a importante mudança anunciada pelo Banco Central (BC) para modernizar os boletos de pagamento no Brasil. A partir de 3 de fevereiro de 2025, os boletos poderão incluir um QR Code específico para pagamento, assim os processos serão mais rápidos e seguros. Essa inovação faz parte de uma resolução aprovada nesta quinta-feira (12), que busca integrar ainda mais o Pix ao cotidiano dos consumidores.
O Pix, conhecido por sua agilidade, permite a compensação instantânea das transações, eliminando a espera de dias característica dos boletos tradicionais. Além disso, durante uma fase inicial de testes, os boletos poderão incluir o QR Code como opção. Contudo, a regulamentação completa desse recurso está prevista para o segundo semestre de 2025.
Além disso, o Banco Central introduziu o boleto de cobrança dinâmico, uma modalidade inovadora que promete maior segurança para transações relacionadas a títulos negociáveis, como as duplicatas escriturais regulamentadas pela Lei nº 13.775/2018. Nesse sentido, esses títulos são fundamentais para o financiamento de pequenas e médias empresas, e o novo modelo garante que os recursos sejam destinados ao legítimo detentor dos direitos.
Mais segurança e praticidade
O boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título negociado, assegurando maior proteção para o pagador e o credor. Essa tecnologia eliminará a necessidade de trocas de instrumentos de pagamento, facilitando as transações e reduzindo o risco de fraudes.
O futuro do pagamento de boletos via Pix
Segundo o BC, os sistemas digitais que darão suporte ao boleto dinâmico ainda estão em desenvolvimento. A previsão é que ele esteja disponível em até seis meses após a aprovação de pelo menos um sistema de escrituração ou registro.
Essa iniciativa representa um marco na modernização do sistema financeiro brasileiro, proporcionando mais praticidade para os consumidores e promovendo um ambiente mais seguro e eficiente para as empresas.