Por que a inclusão de alunos cotistas é crucial para o ensino superior no Brasil?

O Censo de Educação Superior 2023, divulgado pelo Ministério da Educação, revelou que o Brasil atingiu a marca de 9,9 milhões de estudantes matriculados em cursos de ensino superior, incluindo modalidades presenciais e a distância. Este número representa um crescimento de 5,6% em comparação a 2022, sendo o maior registrado em quase uma década.

Desse total, 4,9 milhões de matrículas correspondem a cursos a distância, o que equivale a 49% do total. Projeções do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) indicam que, neste ano, o número de estudantes em cursos EAD (Educação a distância) deve superar o de alunos em cursos presenciais, com uma diferença de apenas 150.220 matrículas.

Entre 2018 e 2023, o número de cursos de educação a distância cresceu 232%, impulsionado pela pandemia de Covid-19. Atualmente, 79,3% dos estudantes matriculados em cursos EAD estão em instituições privadas, que registraram um aumento de 7,3% nas matrículas entre 2022 e 2023. Em contraste, as instituições públicas observaram uma leve queda de 0,4% nas vagas ocupadas nessa modalidade.

O censo também revelou dados significativos sobre cotas. Dos alunos cotistas, 51% concluíram seus cursos, um índice superior ao de não cotistas, que ficou em 41%. O Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram fundamentais para essa conquista.

Outro dado relevante aponta que, entre os estudantes que concluíram o ensino médio em 2022, 27% ingressaram na educação superior no ano seguinte. Os maiores percentuais de alunos que avançaram para o ensino superior estão entre os estudantes de escolas federais, com 58%, e da rede privada, com 59%.

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Artista Mirim

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