Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Por que os gatos trazem animais mortos?

Como bom caçador, o bichano quer logo apreender essa isca e sair com ela na boca. Mas muitos tutores não entendem por que os gatos trazem animais mortos para casa. 

O “presentinho” trazido pelo animalzinho pode ser bem desagradável, por isso é importante conhecer e entender o comportamento e instintos mais primitivos dos gatos, para assim evitar e controlar essa atitude sem tirar a qualidade de vida do animal.

Os gatos são predadores natos. Basta ter um gato para ser surpreendido com um passarinho, lagarto, rato, barata e qualquer outro inseto mortos.

O gato solto tem mais opções para caçar na rua, já que um gato de apartamento, por exemplo, tem menos acesso aos animais que possam ser caçados. No entanto, é inegável que todo gato é um caçador, e isso é um comportamento normal. 

Mesmo que o gato receba ração de boa qualidade e não necessite da caça para se alimentar, ele continua caçando. Ele pode ter esse hábito até mesmo por lazer, e não necessariamente vai comer a presa.

E o motivo por que os gatos trazem presentes para os donos é para mostrar seu grande feito, uma forma de exibir sua conquista aos seus tutores, outros gatos e animais da casa.

Se o gato presenteia você com esse tipo de presente, fique feliz, pois ele só se exibe para quem ele quer agradar.

Foto: reprodução/shutterstock

Mas se o seu pet entrou com a presa, mas não mostrou a ninguém, pelo contrário, levou a um local seguro, ele quer comer ou guardar o animal. Em alguns casos, pode até ficar irritado se o tutor tentar tirar sua presa.

Além disso, a caçada pode ser um costume das fêmeas para ensinar seus filhotes como caçar. Pode ser que uma gata que não tinha esse hábito tão frequente comece a aparecer com algum animal morto depois que teve cria.

O ato de caçar é muito importante para o gato e deve ser preservado ao máximo. Por outro lado, há, sim, o risco de adquirir doenças, principalmente as verminoses, além de ser muito incômodo para alguns tutores. Por isso, é importante manter vacinas e vermífugos sempre em dia.

Para manter esse hábito do bichano mas sem querer deixa-lo correr riscos ou ter o transtorno de receber os “presentinhos”, existem outras opções que podem ser saudáveis para os gatos e menos esquisitos para o tutor.

Os brinquedos são excelentes auxiliares para desviar a atenção do gato. Em vez de ir atrás de um animal vivo, ele pode perseguir ratinhos, bolinhas e outros brinquedos que se movam. 

Caso os brinquedos não surtam efeito, o tutor pode descartar o animal trazido pelo pet enquanto ele não estiver por perto e colocar no lugar um petisco que ele goste. Assim ele se sente recompensado pelo seu feito sem sentir que seu presente foi rejeitado.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360