Acabou o carnaval? veja o que abre e o que fecha nesta quarta-feira de cinza
Após o fim do Carnaval, nesta Quarta-feira de Cinzas (5), diversas mudanças afetam o funcionamento de serviços públicos e estabelecimentos comerciais. Para ajudar na organização, confira abaixo o que abre e o que fecha.
Transporte Coletivo
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) preparou um plano especial para o transporte coletivo. A partir das 4h30 até as 9h59, além disso, todas as linhas operam no plano especial, com exceção das linhas 072, 075, 118, 515 e 522. Durante esse período, não haverá reforços nem ônibus articulados.
A partir das 10h, todas as linhas voltam à operação normal, com o trajeto bairro-terminal e terminal-centro. Além disso, entre 23h30 e 01h30, serão disponibilizados ônibus extras para atender ao aumento da demanda nas regiões da Praça do Papa e Praça Ary Coelho.
Os terminais Guaicurus, Morenão, Bandeirantes, Aero Rancho, Júlio de Castilho, General Osório, Nova Bahia e Hércules Maymone contarão com veículos reserva das 5h às 9h. A fiscalização da Agetran garantirá a segurança e a eficiência no transporte dos foliões.
Repartições Públicas
A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o Carnaval de 2025. Não haverá expediente em diversas repartições públicas, exceto para serviços essenciais, como o atendimento na saúde. No entanto, a partir das 14h, os serviços voltarão ao normal.
No Governo do Estado, as atividades retornarão às 13h.
Bancos
De acordo com a Resolução nº 4.880/2020 do Conselho Monetário Nacional, os bancos iniciam o expediente às 12h, na Quarta-feira de Cinzas. O horário de encerramento será o normal, dependendo da agência.
Unidades de Saúde
As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionarão normalmente 24 horas, oferecendo atendimento contínuo.
Detran-MS
O Detran-MS informa que suas unidades retomarão os atendimentos às 13h. No entanto, 95% dos serviços já estão disponíveis na plataforma Meu Detran e no aplicativo Detran MS.
Comércio
O comércio em Campo Grande funcionará normalmente, conforme a Fecomércio-MS e o Sindicato do Comércio Varejista. O Carnaval não é feriado oficial, portanto, não é obrigatório o pagamento de horas extras aos funcionários. Cada empresário tem autonomia para decidir o funcionamento de seus estabelecimentos.
Supermercados
A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que os supermercados têm liberdade para funcionar normalmente ou decidir se vão fechar. A decisão ficará a cargo dos proprietários.
Correios
As atividades de atendimento e distribuição dos Correios serão retomadas às 12h, na Quarta-feira de Cinzas. Para consultar os endereços e horários de funcionamento das agências, acesse o site oficial.
Além disso, a Central de Atendimento dos Correios estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, através do atendimento virtual CAROL e pelos canais de telefone.