Não votou? regularize sua situação eleitoral até 19 de maio

Foto: Blink102

Eleitor sem justificativa tem até 19 de maio para regularizar a situação eleitoral

Os eleitores que não votaram, não justificaram a ausência e não pagaram as multas relacionadas às três últimas eleições. Incluindo primeiro e segundo turnos e, quando aplicável, eleições suplementares) têm até 19 de maio para regularizar a situação eleitoral. Caso contrário, a inscrição eleitoral será cancelada, conforme as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para saber a situação eleitoral, o cidadão pode realizar a consulta diretamente no site do TSE. Além disso, aqueles que utilizam o aplicativo e-Título receberão notificações sobre a necessidade de regularização. Isso facilita o processo e garante que os eleitores estejam cientes dos prazos.

Vale ressaltar que a obrigatoriedade se aplica apenas aos eleitores obrigatórios, ou seja, aqueles com idades entre 18 e 69 anos. Estão isentos deste processo os eleitores facultativos, como menores de 18 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e pessoas com deficiência comprovada que dificultem o voto. Além disso, eleitores que já apresentaram justificativa à Justiça Eleitoral não precisam regularizar a situação.

Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral ou utilizar o Autoatendimento Eleitoral disponível nos sites da Justiça Eleitoral ou no aplicativo e-Título. É importante levar um documento oficial com foto, o título eleitoral ou o aplicativo oficial, comprovantes de votação ou justificativas eleitorais e, caso haja multa, o comprovante de pagamento ou isenção do débito.

O pagamento das multas pode ser feito por boleto, Pix ou cartão, e o débito será automaticamente registrado após a quitação. Caso o eleitor não consiga pagar a multa, o juiz eleitoral pode decidir pela dispensa do pagamento.

Fique atento aos prazos e regularize sua situação o quanto antes para evitar complicações.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques:

BOAS NOTÍCIAS

Uma história emocionante

Fotos: Stockphotos Olha que amor! Casal de enfermeiros adotou uma bebê que ficou internada na UTI do hospital onde eles trabalham. Que conto emocionante! Um casal de enfermeiros se tornou

Leia mais »