A Universidade de São Paulo (USP) foi reconhecida como a melhor universidade da América Latina e do Caribe pela 14ª edição do QS Latin American & The Caribbean Ranking, realizada pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A USP também ocupa a 92ª posição no ranking global, permanecendo entre as 100 melhores do mundo por dois anos consecutivos.
Além da USP, outras universidades brasileiras se destacam no ranking. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro lugar, enquanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conquistou a quinta posição e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ficou em oitavo lugar.
No total, 437 instituições de 23 países foram avaliadas, com o Brasil liderando a lista com 96 universidades ranqueadas. O México e a Colômbia vêm a seguir, com 63 e 61 universidades, respectivamente.
A USP se destacou em cinco dos oito indicadores avaliados, incluindo reputação acadêmica e impacto na internet. Em áreas específicas, a universidade ficou entre as 50 melhores do mundo em Ciências Sociais e Administração (41ª), Artes e Humanidades (46ª), Ciências da Vida e Medicina (44ª), Ciências Naturais (58ª) e Engenharia e Tecnologia (57ª).
As dez melhores universidades da América Latina segundo o QS são:
- Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
- Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC Chile) – Chile
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
- Tecnológico de Monterrey – México
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
- Universidade do Chile – Chile
- Universidade de Los Andes – Colômbia
- Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Brasil
- Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) – México
- Universidade de Buenos Aires (UBA) – Argentina
A liderança da USP no ranking ressalta a qualidade do ensino superior brasileiro e seu impacto na educação na região.