O Banco Central do Brasil anunciou que a nova funcionalidade de pagamento por aproximação do Pix já está valendo e começará a ser amplamente divulgada em um evento com o Google no próximo dia 4. Com essa novidade, os consumidores poderão realizar transferências instantâneas apenas aproximando seus smartphones das maquininhas de cartão, similar aos pagamentos por aproximação já conhecidos.
Essa funcionalidade foi regulamentada no início de agosto, com a obrigatoriedade de implementação para instituições financeiras a partir de novembro. Inicialmente, as instituições que realizarem 99% das operações de pagamento terão que oferecer a nova função. As demais terão até janeiro de 2026 para se adequar.
Além disso, o Pix Agendado Recorrente já está em operação desde 28 de outubro, permitindo que os usuários programem pagamentos recorrentes de forma prática, como aluguel e serviços mensais, tornando o sistema ainda mais eficiente.
A novidade promete trazer mais conveniência, rapidez e segurança aos pagamentos, uma vez que não será necessário acessar aplicativos bancários, tornando as transações mais ágeis e menos suscetíveis a fraudes.
Leia mais: