Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais reduziu as emissões de carbono na agropecuária, com uma queda de 51% entre 2006 e 2022, segundo estudo do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima. A análise será publicada em janeiro de 2025, mas foi divulgada durante a abertura do II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, realizado no Sebrae na manhã desta quarta-feira (27).
A descarbonização do setor agropecuário do estado foi impulsionada por diversas iniciativas, como o uso crescente de sistemas integrados de produção, redução no tempo de abate de gado e a conversão de áreas degradadas em novas culturas. Foram destacados melhorias na eficiência na pecuária e a expansão das florestas plantadas como fatores-chave para o resultado.
Também foi reforçado o compromisso do governo estadual em manter os avanços, com ênfase na redução do desmatamento ilegal e das queimadas, que são essenciais para garantir a continuidade da descarbonização no estado.