Baixe o App

MP-MS lança sistema de alerta com inteligência artificial para proteger mulheres e prevenir violência de gênero

Foto: Stockphotos

MP cria sistema para proteger mulheres vítimas de violência

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) lançará um novo sistema de alerta com inteligência artificial para fortalecer a rede de proteção à mulher vítima de violência. A iniciativa visa informar, de forma ágil, se o agressor possui outras denúncias em andamento.

Sistema integrado ao SAJ aumenta a eficiência

A nova ferramenta funcionará no Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ). Essa plataforma reúne todos os processos judiciais relacionados ao MPMS. Sempre que alguém registrar um novo caso de violência de gênero, o sistema notificará automaticamente sobre denúncias anteriores contra o agressor.

Essa iniciativa pretende evitar tragédias como a da jornalista Vanessa Ricarte. O agressor dela, Caio Nascimento, já acumulava cinco registros de violência doméstica antes do feminicídio. No entanto, as informações não chegaram até as vítimas.

Formulário de análise de risco se tornará digital

O MPMS modernizará o formulário de análise de risco utilizado no atendimento às vítimas. Atualmente, os agentes preenchem o documento manualmente, o que torna o processo lento e menos eficiente. A versão digital permitirá um preenchimento mais rápido e enviará automaticamente um alerta de risco para todos os agentes do sistema de segurança pública.

Essa medida começará em Campo Grande e contribuirá para respostas mais ágeis e eficazes.

Investigações buscam melhorar o atendimento às vítimas

O MPMS também analisa os fluxos de atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O promotor de Justiça, Douglas Oldegardo, lidera as investigações em dois procedimentos diferentes.

No primeiro, os investigadores apuram falhas no atendimento recebido por Vanessa Ricarte. No segundo, eles avaliam a estrutura e os procedimentos da delegacia para identificar melhorias necessárias. Esses esforços visam garantir um sistema de segurança pública mais eficiente e confiável.

Compromisso com a rede de proteção à mulher

O MPMS reafirma seu compromisso de combater a violência de gênero e proteger as mulheres. Com novas ferramentas tecnológicas e investigações detalhadas, o órgão busca fortalecer a segurança e a justiça em Mato Grosso do Sul.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: