Tarifaço de Trump entra em vigor e amplia tensão entre Brasil e EUA

Tarifaço de Trump entra em vigor e amplia tensão entre Brasil e EUA
Foto: stockphotos

Guerra comercial, prisão e tensão política dominam os jornais desta terça

No “Um café, uma notícia” desta quarta-feira (6), os principais jornais de circulação nacional destacam a escalada da guerra comercial entre Brasil e Estados Unidos e os desdobramentos políticos da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Estado de S. Paulo traz como manchete: “Guerra comercial: dia do tarifaço chega com Lula e Trump ainda sem diálogo”. Já a Folha de S.Paulo destaca: “Prisão de Bolsonaro isola Moraes no STF e pode ser reconsiderada”. O O Globo reforça o embate internacional: “Guerra comercial e ideológica: EUA passam a cobrar tarifa de 50% sobre produtos do Brasil”.

O tarifaço americano, que entra em vigor hoje, atinge 3.800 produtos brasileiros exportados para os EUA, elevando a taxa para 50%. O aumento foi justificado por Donald Trump como uma resposta política à forma como o Brasil tem tratado Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar.

A oposição ao governo federal promete travar votações no Congresso e já iniciou ocupações simbólicas nas mesas da Câmara e do Senado. O movimento, batizado de “Protesto da Paz”, pressiona pela votação de uma anistia ampla aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Uma pesquisa divulgada pela Quaest mostra que 53% das menções nas redes sociais apoiam a prisão de Bolsonaro, enquanto 47% consideram o julgamento uma farsa. O embate digital, político e jurídico segue acirrando ânimos em Brasília.

No Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel, em missão na Ásia, afirmou nas redes sociais que a prisão de Bolsonaro sem julgamento representa um excesso judicial que agrava as tensões políticas e prejudica o ambiente econômico. Já a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, demonstrou preocupação com o desequilíbrio institucional e se solidarizou com a família do ex-presidente.

Com a tensão crescendo nos dois lados, interno e externo, o governo federal orienta seus aliados a manterem discrição nas redes para evitar que o conflito diplomático com os EUA se intensifique ainda mais.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: