Brasil registra 17 casos de intoxicação por metanol; investigações seguem em 12 estados

Brasil registra 17 casos de intoxicação por metanol; investigações seguem em 12 estados
Foto: Canva

Brasil confirma 17 casos de intoxicação por metanol; investigações seguem em 12 estados

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (6) que o país registra 17 casos confirmados de intoxicação por metanol, substância presente em bebidas alcoólicas adulteradas. No total, já foram notificados 217 episódios suspeitos, dos quais 200 ainda estão sob investigação.

São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 15 confirmações e 164 ocorrências em análise, representando mais de 80% do total. No município de São Bernardo, uma mulher de 30 anos morreu após consumir bebida adulterada. O Paraná confirmou dois casos e investiga mais quatro.

Além desses estados, outros 12 notificaram casos suspeitos em andamento: Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul. Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram os casos que estavam em análise.

O ministério também confirmou duas mortes em São Paulo associadas ao metanol, enquanto outros 12 óbitos seguem em investigação, incluindo registros em Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Para agilizar diagnósticos e tratamento, o governo montou uma sala de situação para acompanhar o surto e definiu ações estratégicas, incluindo o reforço da capacidade de análise laboratorial no CIATox (Unicamp) e na Fiocruz, capazes de realizar até 190 exames diários. Além disso, o medicamento fomepizol, antídoto para o metanol, será distribuído para centros de toxicologia em todo o país.

O Ministério da Saúde reforça a orientação para que pessoas evitem bebidas destiladas de procedência duvidosa e que profissionais de saúde identifiquem rapidamente os sintomas, iniciem o tratamento adequado e notifiquem as autoridades.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: