Incêndio no Pantanal já passa de 10 mil hectares e mobiliza força-tarefa

Incêndio no Pantanal já passa de 10 mil hectares e mobiliza força-tarefa
Foto: Canva

Incêndio no Pantanal mobiliza mais de 40 agentes; chuva ajuda, mas focos continuam ativos

Um incêndio de grandes proporções atinge desde segunda-feira (25) a região do Porto de Manga, no Pantanal de Corumbá, às margens do Rio Paraguai. As chamas já consumiram mais de 10 mil hectares de vegetação e mobilizam uma força-tarefa formada por brigadistas, bombeiros e militares.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), equipes do Prevfogo foram enviadas para reforçar o combate. Ao todo, mais de 30 brigadistas do programa atuam no local, em revezamento contínuo. Também participam da operação 10 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e cinco integrantes da Marinha do Brasil.

Mesmo com a chuva registrada na região na tarde de quarta-feira (27), que ajudou a reduzir parte da intensidade das chamas, os focos seguem ativos. As equipes permanecem na área até a extinção completa do incêndio e concentram esforços na construção de aceiros, faixas de contenção, para evitar que o fogo avance para áreas não atingidas.

O incêndio ocorre em uma área de mata fechada próxima à MS-228, trecho que integra a Estrada Parque, unidade de conservação que liga a BR-262 ao Pantanal da Nhecolândia. Os focos se espalham entre o Rio Paraguai e a encosta da serra que compõe o maciço do Urucum, a cerca de 35 km de Corumbá.

As causas ainda não foram identificadas

A região está em período de seca, apesar do mês de novembro ter registrado chuva acima do esperado. O cenário preocupa autoridades, que alertam para o risco de novos incêndios nas próximas semanas.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: