O grupo Mistura das Minas participou nesta sexta-feira (12) do Um Café, Uma Entrevista e compartilhou a trajetória do projeto, a relação com o samba e a importância da presença feminina dentro do gênero musical.
Formado exclusivamente por mulheres, o grupo surgiu há cerca de dois anos a partir de uma iniciativa da musicista Luana Aguillar. Durante a entrevista, as integrantes Ariadne Farinéa e Ericka Jarcem contaram que a ligação com o samba vem da infância e das vivências familiares ligadas às escolas de samba.
Além de falar sobre a história do grupo, as artistas destacaram os desafios enfrentados pelas mulheres no cenário do samba, ainda considerado predominantemente masculino. Segundo elas, o apoio recebido do público feminino tem sido fundamental para o crescimento do projeto e para fortalecer a representatividade dentro da música.
As integrantes também ressaltaram a preocupação em manter um repertório voltado ao samba tradicional. Após experimentarem diferentes estilos, o grupo decidiu concentrar as apresentações em clássicos do gênero e em músicas que dialogam diretamente com o público que acompanha o trabalho da banda.
Durante a participação no programa, o Mistura das Minas apresentou versões ao vivo de canções do repertório e falou sobre a mensagem que busca transmitir nos shows. Além da celebração da cultura popular, o grupo também utiliza a música para abordar temas como respeito às mulheres e o combate à violência de gênero.
A entrevista também serviu para divulgar a agenda de apresentações do fim de semana. Nesta sexta-feira (12), o grupo se apresenta gratuitamente no Sesc Camillo Boni. Já no sábado (13), participa da Feira Sementes Criativas, na rua Enzo Ciantelli em frente à Escola Municipal Leire Pimentel, e, no domingo (14), integra a programação cultural da Praça do Preto Velho. As informações sobre novos eventos podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Mistura das Minas: @misturadasminas
Para conferir mais da entrevista, acesse nosso vídeo no Youtube:









