INSS começa a notificar segurados sobre descontos indevidos em benefícios

INSS começa a notificar segurados sobre descontos indevidos em benefícios
Foto: Stockphotos

INSS começa a notificar segurados sobre descontos indevidos em benefícios

A partir desta terça-feira (13), cerca de nove milhões de segurados do INSS começarão a ser informados, por meio da plataforma Meu INSS, sobre descontos associativos realizados sem autorização em seus benefícios. Os valores, que variam conforme o caso, eram destinados a mensalidades de associações de aposentados e pensionistas, mas muitas vítimas desconheciam a adesão e sequer utilizavam os serviços oferecidos.

O caso veio à tona há cerca de duas semanas, quando foi descoberto que os descontos eram realizados diretamente na fonte dos pagamentos. A Polícia Federal está investigando o envolvimento de associações e servidores do INSS na fraude, que pode ter resultado em enriquecimento ilícito.

Segundo Juliane Penteado, advogada especializada em direito previdenciário, a devolução dos valores deve ser feita pelo governo federal, com início previsto para amanhã (14). “Os beneficiários devem acessar o portal Meu INSS e verificar os descontos no extrato de pagamentos. Em casos de irregularidade, é possível buscar restituição administrativa ou judicial”, orienta a advogada.

Juliane também alerta para golpes relacionados ao caso: “Se alguém ligar prometendo ajuda, desconfie. A única comunicação oficial é feita pelo portal Meu INSS. Procure sempre um profissional de confiança para resolver a questão.”

O INSS informou que segue trabalhando na suspensão dos descontos irregulares e que está comprometido em devolver os valores aos segurados.

Confira a notícia completa no Café com Blink:

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: