Aneel revisa projeção e aponta aumento maior na conta de luz em 2025

Aneel revisa projeção e aponta aumento maior na conta de luz em 2025
Foto: Canva

Conta de luz deve ter alta média de 7% em 2025, prevê Aneel

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta sexta-feira (5) uma nova projeção para as tarifas de energia elétrica no país. A estimativa aponta que a conta de luz deve encerrar 2025 com aumento médio de 7%, acima do índice calculado no início do ano.

O reajuste é resultado do crescimento das despesas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo responsável por financiar políticas públicas do setor elétrico. Somente em 2025, o orçamento da CDE chegou a R$ 49,2 bilhões, valor que pressionou as tarifas em todas as regiões.

O percentual atualiza a previsão de março, quando a alta média projetada era de 3,4%. Segundo a agência, o avanço dos custos de compra de energia e encargos setoriais ao longo do ano mudou o cenário tarifário.

A CDE banca ações como a tarifa social, o Programa Luz para Todos, o atendimento em áreas isoladas, subsídios às fontes renováveis e compensações a consumidores que geram a própria energia. O fundo é abastecido pelas contas de luz, multas aplicadas ao setor e aportes do Tesouro.

Para 2026, a Aneel estima que o orçamento da CDE possa chegar a R$ 52,7 bilhões. O crescimento é influenciado, principalmente, pela expansão da micro e minigeração distribuída, que aumenta o volume de compensações.

A projeção ainda passará por consulta pública, mas já aponta impacto relevante no próximo ciclo de reajustes das distribuidoras. A agência destaca que o objetivo das atualizações do InfoTarifa é ampliar a transparência sobre os fatores que compõem o valor final pago pelos consumidores.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: