Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Atitudes que deixam seu cachorro triste: saiba o que evitar

Os doguinhos, assim como os humanos podem ficar tristes. Seu grande repertório de emoções inclusive é um dos motivos pelos quais criamos tanta conexão com esses bichinhos.

A tristeza nos cachorros pode ser até um recurso que o cão descobriu para obter o que deseja. Ele sabe que nós não resistimos àquela carinha de pidão sofredor!

Por isso, conhecer bem o seu cachorro é fundamental para que você possa distinguir os momentos em que é preciso agir, como quando ele pode estar manifestando depressão canina, das vezes em que ele está tentando te manipular.

Os primeiros sinais de que seu cachorro pode estar triste se manifestam pelos olhos e face. Além disso, ele também pode chorar, o que até certo ponto é normal. Os sintomas associados à depressão canina incluem: mudança brusca de comportamento, permanecendo isolado em um canto da residência; automutilação, mordendo extremidades como patas e rabo; lamber o nariz, se coçar ou bocejar com frequência; perda de apetite.

Coisas que deixam seu cão triste:

Não ir passear com eles

Sair para passear é algo muito comum de ser feito, mas depois de um tempo a empolgação passa e o peludo sai cada vez menos. É algo simples de ser feito e que pode deixar o seu amigo muito feliz. Leve-o para passear todos os dias em horários de clima ameno como antes das 8 ou depois das 18 horas. Dê uma volta de 20 a 40 minutos por perto da sua casa mesmo. Isso ajuda muito porque se algum dia ele escapar de casa, saberá exatamente como fazer o caminho de volta.

Tirar a comida ou o brinquedo dele

Tirar a comida de um cão enquanto ele estiver comendo ou o seu brinquedo enquanto ele estiver brincando é algo que as pessoas fazem apenas para mostrar quem é que manda. Se você faz isso é porque não soube treinar o seu cão da melhor maneira para que ele o respeite como chefe sem precisar ter esse tipo de comportamento. Quando os cães ficam agressivos quando alguém retira a sua comida é porque estão com a sensação de posse. Porém, quando eles são bem treinados não se importarão de dividir nada com os seus donos.

Castigar o cachorro colocando-o dentro da gaiola

Parece impressionante, mas muitas pessoas ainda fazem esse ato covarde com o cachorro. A caixa de transporte é sim utilizada em treinamento para cães, mas ela tem que ser um lugar divertido no qual o cão sinta-se tranquilo e relaxado. No momento em que você tiver necessidade de colocá-lo numa caixa de transporte para uma viagem, por exemplo, ele pode ficar bastante agressivo com você só para não entrar na caixa.

Gritar com o cão por qualquer motivo

O seu cão não entende porque você está gritando com ele. Ele sabe que você está bravo com ele, porém não entende o motivo. Isso apenas afastará o seu cachorro de você e minará a relação com ele. Além do mais, o cachorro não dará importância quando você gritar com ele por algo sério, como por exemplo, se ele for correr no meu da rua perto dos carros.

Deixar o cachorro sozinho em casa

Se você trabalha muito e só fica em casa meio dia e de noite, aqui vai um conselho: não tenha um cão. Cães precisam da presença de outros seres para se sentirem bem e felizes. Se você passar horas fora de casa, ele se sentirá rejeitado e triste, podendo até mesmo entrar em depressão. Para resolver isso, você pode ter não um, mas dois cães. Assim, um faz companhia para o outro até a hora de você chegar para ficar com eles. Outra dica é procurar uma creche para cães.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360