União Europeia reconhece Brasil como livre de gripe aviária e libera exportação de frango

União Europeia reconhece Brasil como livre de gripe aviária e libera exportação de frango
Foto: Canva

União Europeia reconhece Brasil como livre de gripe aviária e libera mercado de frango

A União Europeia oficializou, nesta quinta-feira (4), o reconhecimento do Brasil como país livre da gripe aviária, permitindo a retomada das exportações de carne de frango ao bloco econômico.

O embargo havia sido imposto em maio, após a confirmação de um caso da doença em uma granja comercial no município de Montenegro (RS). Em junho, o Brasil se declarou livre da enfermidade, após a desinfecção da propriedade afetada e a ausência de novos registros por 28 dias.

Com a decisão, o Brasil amplia ainda mais a reabertura de mercados internacionais. Até agora, 41 países já retiraram as restrições às compras da proteína brasileira, entre eles Chile, Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte.

Apesar do avanço, alguns países ainda mantêm barreiras, como Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o próximo passo é retomar o pre-listing, processo que reconhece a equivalência dos sistemas de inspeção sanitária brasileiros e está suspenso desde 2018.

O reconhecimento europeu reforça a posição do Brasil como um dos maiores exportadores mundiais de carne de frango e deve movimentar positivamente o setor nos próximos meses.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: