Baixe o App

Brasil fica para trás, dificuldades de aprendizagem revelam panorama crítico

Foto: stockphotos

Estudo internacional aponta que mais da metade das crianças brasileiras de 9 anos têm dificuldades em matemática básica e conceitos científicos essenciais.

Mais da metade dos estudantes brasileiros de 9 anos não consegue realizar contas básicas de Matemática, como somar ou subtrair números de até três dígitos, nem medir comprimentos simples com uma régua. Esse dado faz parte do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado nesta quarta-feira (4).

O levantamento também aponta que apenas 31% dos alunos dessa faixa etária sabem identificar a gravidade como responsável por puxar os objetos para baixo. O desempenho do Brasil ficou na 55ª posição em Matemática, entre 58 países participantes, à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul.

Os testes, feitos em 2023, foram aplicados em computadores para alunos do 4º ano em Campo Grande e outras cidades. Este foi o primeiro ano de participação do Brasil no exame, que avalia desempenho, contextos e evolução dos alunos do 4º ao 8º ano do ensino fundamental.

Em Matemática, 16% dos estudantes brasileiros tiveram desempenho pior do que o esperado caso tivessem chutado todas as questões, e 5% não acertaram nenhuma resposta.

Enquanto isso, países asiáticos lideram o ranking de desempenho, com Cingapura no topo, seguida por China, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul.

Compartilhe o texto:

Destaques:

BOAS NOTÍCIAS

Isso é a verdadeira amizade

Foto: Stockphotos A imagem de um senhor, provavelmente em idade muito avançada, e seu cachorro estão comovendo a internet. Flagrada no que parece ser um estacionamento, a imagem fala muito

Leia mais »