Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Cientistas descobrem que é possível gerar novos neurônios

A descoberta pode revolucionar o tratamento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson

Cientistas suíços descobriram como “despertar” células-tronco neurais no cérebro, ativando-as para que gerem novos neurônios. Isto permiti aumentar o número de novos neurônios no cérebro de camundongos adultos e idosos.

Algumas áreas do cérebro adulto contêm células-tronco neurais quiescentes, ou dormentes. Francesco Petrelli e colegas das universidades de Genebra e Lausanne conseguiram mostrar que as células-tronco quiescentes podem ser reativadas para formar novos neurônios.

As células-tronco têm a capacidade única de produzir continuamente cópias de si mesmas e dar origem a células diferenciadas com funções especializadas. As células-tronco neurais, são responsáveis pela construção do cérebro durante o desenvolvimento embrionário, gerando todas as células do sistema nervoso central, incluindo os neurônios.

No cérebro adulto essas células-tronco tornam-se mais silenciosas, ou dormentes, o que reduz sua capacidade de renovação e diferenciação. Assim, a neurogênese diminui significativamente com a idade.

O que os pesquisadores descobriram foi como usar uma proteína, chamada transportador de piruvato mitocondrial, para acordar essas células dormentes.

A atividade dessa proteína influencia as opções metabólicas que uma célula pode usar, e a equipe descobriu as vias metabólicas que distinguem células ativas das células dormentes, o que permitiu despertar células dormentes modificando seu metabolismo mitocondrial.

Neurônios recém produzidos (vermelho) e neurônios imaturos (verde).

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360