Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Comportamentos do seu pet que podem ser um pedido de ajuda

Tudo que os cães fazem tem uma explicação por trás, e nem sempre o motivo é bom. Descubra que comportamentos do seu cãozinho podem ser considerados um pedido de socorro.

Arranhar a parede ou cavar o piso

Essa não é uma atitude de diversão ou rebeldia. É um instinto herdado dos lobos, que tinham o hábito de cavar a terra para aliviar o tédio. Por isso, é algo comum em casos de estresse e ansiedade canina. Se o cachorro não é estimulado fisicamente e mentalmente, ele fica com muita energia acumulada e alivia isso arranhando, roendo ou cavando a parede.

Pegar o chinelo ou meias do dono

Essa atitude também pode estar relacionada com a ansiedade de separação. Ou seja, o cachorro que é muito apegado com os donos pode ir atrás dos calçados do dono para tentar amenizar essa falta. 

 Arrastar o bumbum no chão

Geralmente este comportamento está ligado à presença de vermes no organismo. Os parasitas se alojam no intestino do animal e causam diarreia, perda de peso, vômito, inchaço abdominal e irritação anal. Isso causa coceira e incômodo na região. Outras possíveis explicações são a inflamação na glândula adanal, diarreia, constipação e até prolapso retal em cães. Nestes casos é recomendado consultar um veterinário

Correr atrás do rabo

Alguns cães fazem isso por brincadeira e diversão. No entanto, há casos em que o cachorro correndo atrás do rabo pode indicar algum problema na região, como coceiras e machucados. Também pode ser que seja um caso de ansiedade.

Comer fezes

Embora algumas raças, como o Shih Tzu, sejam mais propensas a ter esse tipo de comportamento, é fundamental avaliar o real motivo por trás disso. Geralmente, a coprofagia canina está ligada à falta de nutrientes e até doenças, como a diabetes. Tédio, ansiedade, estresse e necessidade de atenção são outros possíveis motivos.

Se esfregar na parede, chão ou em objetos

Pode ser alguma coceira no corpo do cachorro. A presença de parasitas, reações alérgicas e doenças dermatológicas (como as dermatites) podem deixar o animal bem incomodado.

Lamber a pata

Esse é um comportamento do cão que muitas vezes está associado a quadros de estresse e ansiedade. As causas podem ser inúmeras, desde mudanças na rotina, morte de alguém próximo ou sensação de solidão até um caso de ansiedade de separação. Também não se pode descartar a hipótese de que há algo na região incomodando o animal, como parasitas, presença de objeto estranho ou até queimaduras.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360