Crimes ambientais na Amazônia Legal crescem 88% em um ano, revela PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um relatório alarmante que revela um crescimento de 88% nos crimes ambientais na Amazônia Legal entre agosto de 2023 e setembro de 2024, em comparação aos 14 meses anteriores. Esse aumento coincide com um período de intensificação das ações de fiscalização na região, conforme destaca a PRF.

Embora a degradação florestal tenha atingido níveis preocupantes, sendo considerada a maior dos últimos 15 anos por institutos de pesquisa como o Imazon, a PRF argumenta que o aumento nas ocorrências é reflexo de uma vigilância mais eficaz. Desde a implementação do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas) em julho de 2023, a PRF realizou 148% mais operações de fiscalização. Isso resultou em um salto no número de crimes ambientais registrados, de 932 para 1.754.

O relatório também revela que o total de pessoas fiscalizadas aumentou 115%, passando de 13.226 para mais de 28 mil, enquanto o número de veículos abordados cresceu cerca de 110%. As apreensões de minérios e madeira apresentaram incrementos significativos, de 170% e 65%, respectivamente.

Além da fiscalização, a PRF destacou o impacto negativo que suas ações tiveram sobre o crime organizado, com a destruição de equipamentos utilizados no garimpo ilegal, como balsas e escavadeiras. O Plano Amas, que conta com um investimento de R$ 1,2 bilhão do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES, busca combater de forma mais incisiva esses crimes na região.

A Amazônia Legal, que representa 58% do território brasileiro, abrange nove estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, sendo crucial para a preservação ambiental do país.

Compartilhe o texto:

Destaques:

BOAS NOTÍCIAS

Uma história emocionante

Fotos: Stockphotos Olha que amor! Casal de enfermeiros adotou uma bebê que ficou internada na UTI do hospital onde eles trabalham. Que conto emocionante! Um casal de enfermeiros se tornou

Leia mais »