Denúncia de deputados federais aponta ambulâncias paradas no pátio da Secretaria de Saúde em Campo Grande

Deputados denunciam: Ambulâncias enviadas pelo Ministério da Saúde estão paradas em Campo Grande
Foto: Stockphotos

Deputados denunciam: Ambulâncias enviadas pelo Ministério da Saúde estão paradas em Campo Grande

Uma denúncia feita por deputados federais de Mato Grosso do Sul revelou que 13 ambulâncias novas enviadas pelo Ministério da Saúde para a capital estão paradas no pátio da Secretaria Municipal de Saúde. Seis veículos chegaram em dezembro de 2024 e outros sete em abril de 2025, mas, em vez de serem colocadas para rodar, a prefeitura segue usando 10 ambulâncias alugadas por um contrato anual de quase R$ 2 milhões.

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB), que participou da articulação para a doação das ambulâncias, afirmou estar revoltado com a situação, pois nem o emplacamento dos veículos foi feito. Ele sugeriu que a prefeita Adriane Lopes rescindisse o contrato de aluguel para direcionar esses recursos para a compra de medicamentos, exames ou cirurgias, o que não aconteceu.

Diante da denúncia, o deputado acionou o Ministério Público Federal e Estadual, além de encaminhar um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando a ativação imediata dos veículos, pois o atraso no atendimento a emergências compromete a saúde da população.

A deputada federal Camila Jara (PT) também criticou a gestão da saúde na capital, citando atraso no atendimento a sua avó, que precisou do SAMU e só foi atendida após várias horas de espera.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que a frota nova está em fase de regularização e que as ambulâncias devem entrar em operação após o vencimento dos contratos de aluguel, previsto para setembro.

A situação levanta questionamentos sobre a necessidade do contrato de aluguel de ambulâncias, que custará quase R$ 2 milhões ao ano, enquanto as novas ambulâncias permanecem paradas, mesmo com a demanda crescente por atendimentos na capital.

Confira a notícia completa no Café com Blink:

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: