MS participa do dia sem imposto e reduz preços nesta quinta-feira (29)

Dia sem imposto movimenta comércio em MS e chama atenção para alta carga tributária
Foto: Stockphotos

Dia sem imposto movimenta comércio em MS e chama atenção para alta carga tributária

Nesta quinta-feira, 29 de maio, Mato Grosso do Sul participa do movimento nacional “Dia sem Imposto”, organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs). Mais de 300 lojas locais vão retirar o valor correspondente aos impostos dos preços dos produtos, oferecendo aos consumidores a oportunidade de comprar com descontos que representam a carga tributária embutida.

O objetivo da ação é alertar a população sobre o impacto dos impostos no custo dos produtos e conscientizar sobre a necessidade de cobrar dos governos uma melhor aplicação desses recursos em áreas como saúde, educação e segurança.

Adelaido Vila, presidente da CDL de Campo Grande, destaca que as lojas participantes estão arcando com o valor do imposto para que o consumidor possa sentir na prática o quanto esse tributo encarece suas compras. “Queremos que as pessoas tenham consciência de que o imposto pago precisa retornar em benefícios concretos para a população”, afirma.

Segundo dados do impostômetro, entre 1º de janeiro e 26 de maio de 2025, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1,6 trilhão em impostos. Para se ter uma ideia do impacto, esse valor poderia pagar 50 salários mínimos por mês durante mais de 2,8 milhões de anos.

Ainda segundo a CDL, a carga tributária incide fortemente sobre diversos produtos: um celular tem cerca de 62% do valor referente a impostos, um tênis importado chega a 65%, videogames ultrapassam 51% e itens domésticos como ventiladores e liquidificadores apresentam cerca de 40% de carga tributária.

Apesar da necessidade dos tributos para financiar os serviços públicos, o movimento reforça o pedido por mais transparência e eficiência na aplicação dos recursos, para que a população tenha acesso a serviços de qualidade.

Fique atento: no dia 29 de maio, aproveite para conhecer o quanto o imposto influencia no preço dos produtos e reflita sobre o uso correto desse dinheiro público.

Confira a notícia completa no Café com Blink:

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: