Vereadores discutem projeto que irá distribuir sensor de glicemia para pacientes com diabetes tipo 1 em Campo Grande

Projeto prevê distribuição gratuita de sensor de glicemia para pacientes com diabetes tipo 1 em Campo Grande
Foto: Canva

Distribuição gratuita de sensor de glicemia pode beneficiar pacientes com diabetes tipo 1 em Campo Grande

Um projeto em discussão na Câmara Municipal de Campo Grande prevê a distribuição gratuita de sensores para monitoramento contínuo da glicemia a pacientes com diabetes tipo 1. A proposta, de autoria do vereador Ronilço Guerreiro, foi tema da sessão ordinária desta terça-feira (2).

Durante a tribuna, Lenine Oliveira Rocha Junior, tesoureiro da Associação dos Diabéticos de Campo Grande e pai de uma criança de 8 anos com diabetes tipo 1, destacou a importância do equipamento para a qualidade de vida dos pacientes. Atualmente, o controle é feito com múltiplos furos no dedo diariamente, antes e após as refeições, além do cálculo constante da alimentação.

“Com o sensor, conseguimos monitorar a glicemia em tempo real, inclusive quando a criança está na escola. Isso dá segurança às famílias e permite que muitos pais e mães não precisem deixar o trabalho para acompanhar os filhos”, explicou Lenine.

O monitoramento contínuo é fundamental para prevenir complicações graves, como a cetoacidose diabética, além de problemas cardíacos, renais e visuais. O vereador Ronilço defendeu que o fornecimento do sensor seja garantido por lei, mediante prescrição médica.

“Quantas pessoas sofrem diariamente porque precisam de atenção do poder público? Esse projeto precisa ser colocado em prática em Campo Grande”, afirmou o parlamentar, que já discutiu o tema com a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

O Projeto de Lei 11.917/25 segue em tramitação na Câmara Municipal.

*Com informações do site da Câmara Municipal de Campo Grande*

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: