Baixe o App

Famílias de Campo Grande sentem o peso do endividamento em 2024

Foto: Stockphotos

Endividamento das famílias cresce em 2024

Em 2024, o endividamento das famílias de Campo Grande apresentou uma leve queda em dezembro, passando de 65,2% para 65%. No entanto, o índice foi superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior, que foi de 61,4%.

Apesar da diminuição em dezembro, o número de famílias endividadas cresceu em comparação com 2023. A PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) aponta que o endividamento das famílias campo-grandenses segue em alta.

Famílias de baixa renda são as mais endividadas

De acordo com a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), as famílias com renda de até 10 salários mínimos (até R$ 14.120,00) são as mais endividadas. Nesse grupo, 67,8% estão com dívidas. Por outro lado, entre as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, apenas 51% enfrentam esse problema.

A pesquisa também revela que 46,6% dos entrevistados estão com contas em atraso. Além disso, 41,3% afirmam que não terão condições de pagar as dívidas em aberto.

Cartão de crédito é o principal vilão

O cartão de crédito segue sendo o principal responsável pelas dívidas das famílias campo-grandenses, com 75,6% dos endividados utilizando esse meio de pagamento. Os carnês representam 21,4% das dívidas, e o crédito pessoal, 8,8%.

O final de ano é um período de aumento no consumo, especialmente devido ao 13º salário e férias. Esse cenário eleva o endividamento das famílias, especialmente com cartão de crédito e crédito pessoal. Regiane Dedé de Oliveira, economista do IPF/MS, explica essa tendência.

Apesar do aumento do endividamento, 35% dos entrevistados não possuem dívidas com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoais ou seguros. No entanto, 65% afirmam estar com dívidas. Desses, 25,1% se consideram pouco endividados, 20,4% mais ou menos endividados e 19,5% estão muito endividados.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques:

ENTREVISTAS

Entrevista: Bem-estar na maternidade

Hoje no Café com Blink (9), recebemos Fernanda Mongelli Honda Flores, psicóloga clínica especializada em Avaliação e Perícia Psicológica, Psicologia Perinatal e da Parentalidade, e Dependência Química. Durante sua participação,

Leia mais »