Governo do Estado lança plano para ampliar CAPS e residências terapêuticas em MS

Governo do Estado lança plano para ampliar CAPS e residências terapêuticas em MS
Foto: Canva

Mato Grosso do Sul terá novos CAPS e residências terapêuticas com plano de expansão da saúde mental

O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo para ampliar a rede de atenção psicossocial no Estado. Uma resolução publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial estabelece o plano de expansão dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das residências terapêuticas, com foco em municípios de menor porte e em regiões estratégicas.

A meta é chegar a 87% de cobertura em saúde mental até 2029, com a criação de 17 novos CAPS municipais, três unidades regionais, além de duas residências terapêuticas regionais, duas municipais e uma residência inclusiva.

De acordo com o documento, a implantação seguirá critérios como regionalização, demanda assistencial e viabilidade técnica. No caso das residências terapêuticas, a prioridade será para cidades aptas a habilitar o serviço, municípios com maior número de pacientes em sofrimento mental grave, além de localidades de fronteira e da Rota Bioceânica.

A medida garante contrapartida do Governo do Estado, o que deve facilitar a implantação mesmo em cidades com menor população. O financiamento das unidades terá recursos das três esferas: federal, estadual e municipal.

Os valores variam conforme o tipo de serviço, um CAPS AD III (voltado para álcool e drogas) pode receber até R$ 159 mil por mês, enquanto residências terapêuticas regionais terão apoio inicial de até R$ 100 mil para implantação.

Com esse plano, a expectativa é fortalecer a política antimanicomial em Mato Grosso do Sul e ampliar o acesso da população a serviços de saúde mental em todas as regiões do Estado.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: