Horário reduzido de atendimento bancário
O horário de atendimento bancário será reduzido durante as festas de final de ano. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, elas abrirão das 9h às 11h (horário de Brasília). Contudo, no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, as agências fecharão, e as compensações bancárias, como TEDs, não acontecerão.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o sistema Pix funcionará normalmente durante todos os dias e feriados, permitindo transferências a qualquer momento.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, as agências abrirão no horário normal. Além disso, o atendimento bancário voltará ao normal no dia 2 de janeiro. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, os bancos fecharão por serem feriados nacionais, e as compensações bancárias não ocorrerão.
Se você tiver contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias sem compensação bancária, como 25/12, 31/12 e 01/01, poderá pagá-las no próximo dia útil sem acréscimos. No entanto, é necessário pagar antecipadamente tributos e impostos com vencimento nessas datas para evitar juros e multa.
A Febraban alertou que, se o vencimento dos tributos não for alterado, o pagamento poderá ser antecipado ou agendado via caixas eletrônicos, canais digitais ou atendimento telefônico.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera sábados, domingos e feriados como dias úteis para operações bancárias. Por isso, as agências fecham nos feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais.
A Febraban sugere o uso de meios eletrônicos, como autoatendimentos nas agências e canais digitais, para realizar transferências, pagamentos de contas e outros serviços bancários, oferecendo mais praticidade e segurança.