Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

“Mato Grosso do Sul caminha para ser um estado de referência nacional” afirma Secretário

O Café com Blink recebeu no quadro “Grandes Questões” dessa terça-feira (27), o Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, que revelou quais são as ações envolvidas pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul em prol do avanço desse setor no estado.

Segundo Romero, o setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia, sendo o primeiro a parar e um dos últimos a retornar. Pensando em remediar esse período, o governo do estado criou o Programa Retomada Cultural, com o objetivo de reorganizar o setor de cultura e cidadania através da SECIC, a Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, e mais 8 subsecretarias voltadas para projetos, ações e eventos culturais.

O secretário ainda destacou as subsecretarias de Política de Direito, que tratam de questões indígenas e raciais, bem como de pessoas idosas, pessoas com deficiência, da comunidade LGBTQIA+, das associações comunitárias, da juventude e da mulher.

De acordo com Eduardo Romero, o governo liberou nos últimos 18 meses, cerca de R$200 milhões para investimentos no setor de cultura e cidadania, onde foram retomados festivais, a criação do Campão Cultural, Auxilio Emergenciais para artistas paralisados pela pandemia, e um Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no valor de 46 milhões de reais, pensando na integração da cultura com a cidadania e trazer inclusão para política cultural. “Olhar para a cultura como esse contexto que gera economia, que gera raiz e que gera identidade”, essa é a resposta para lidar com a secretaria segundo ele.

Confira a entrevista completa agora, na plataforma 360º da Blink:

blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360