Número de fumantes no brasil cresce pela primeira vez em 20 anos

Número de fumantes no brasil cresce pela primeira vez em 20 anos
Foto: Canva

Fumantes voltam a crescer no brasil após quase 20 anos de queda

Após quase duas décadas de queda, o Brasil registrou aumento no número de adultos que fumam. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que a proporção de fumantes nas capitais passou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024, um crescimento de 25% em apenas um ano.

O aumento é atribuído, em parte, à popularização de produtos como cigarros eletrônicos e outros tipos de fumo alternativos, que têm atraído principalmente jovens.

O tabagismo segue como um dos maiores problemas de saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o hábito é responsável por cerca de 8 milhões de mortes anuais no mundo e é considerado a principal causa de mortes evitáveis. O consumo de tabaco está associado a mais de 50 doenças, incluindo problemas cardiovasculares, respiratórios e vários tipos de câncer.

Além dos riscos diretos aos fumantes, pessoas que convivem com eles, os chamados fumantes passivos, também apresentam maior probabilidade de desenvolver doenças graves, como câncer de pulmão e enfermidades crônicas.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: