Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Ondas de calor: O que está acontecendo com o nosso planeta?

As ondas de calor que passam não apenas pelo Brasil vem deixando a população preocupada. Muitos estão sendo afetados pelo calor extremo de mais 40º em algumas cidades.

É de se esperar que questionamentos surjam. Como: Qual é a causa desses ondas? Quando elas vão acabar? Ondas de calor serão mais comuns? Como fica o nosso planeta nessa situação?

O que sabemos é: A Terra passou do estado que “aquecimento” para o estado de “ebulição”, é o que diz o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno deste ano foi um dos mais quentes desde 1961. Além disso, as ondas de calor que permeiam nosso país não condizem com a estação do ano.

Diversas cidades ultrapassaram a máxima de 40ºC e a expectativa é que a primavera, que começou no último sábado (23), continue quente.

Um estudo da World Weather Attribution (WWA), reiterou que o calor registrado no hemisfério norte em junho e julho de 2023 só ocorreu por ações da humanidade. Segundo os especialistas, se o mundo não diminuir as ações que contribuem para o aquecimento global, mudanças como as ondas de calor serão mais intensas e mais duradouras.

De acordo com informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o aumento das temperaturas está mudando os padrões climáticos – por isso invernos mais quentes e ciclones mais frequentes, além de tempestades mais destrutivas.

Além da onda de calor, o Brasil também foi atingido pelas chuvas causadas por um ciclone extratropical. Como resultado, o Rio Grande do Sul contabilizou pelo menos 48 mortes.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, também da ONU, os anos entre 2015 e 2022 foram os mais quentes já registrados; e tem 98% de chance de pelo menos um ano entre 2023 e 2027 ultrapassar o recorde. Além disso, julho de 2023 foi o mês mais quente dos últimos 120 mil anos do planeta.

O aquecimento global é feito pelo aumento de emissões de gases de efeito estufa, principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Segundo a Análise de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil, feita pelo Observatório do Clima, o desmatamento – principalmente na Amazônia – é o principal responsável pelo aumento de emissões de gases do Brasil.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360