Campo Grande recebe a primeira Bienal Pantanal com programação gratuita de nove dias
Campo Grande recebe, a partir deste sábado (4), a primeira edição da Bienal Pantanal – Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul. O evento promete movimentar a cena cultural do estado até o dia 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com mais de 100 atividades abertas ao público.
Serão 200 editoras representadas, cerca de 20 mil títulos disponíveis e a presença de 70 toneladas de livros. A programação reúne mais de 40 escritores nacionais e internacionais, além de autores sul-mato-grossenses. Estão confirmados nomes como Itamar Vieira Júnior, Leandro Karnal, Ana Maria Gonçalves e Milly Lacombe, além de representantes do Paraguai, Argentina e Colômbia.
A agenda inclui debates, seminários, palestras, oficinas, atrações infantis e shows musicais. Entre os destaques, estão as apresentações de Almir Sater e Maria Alice, no sábado de abertura, e o grupo paraguaio Néstor Ló y Los Caminantes, no dia 11, em comemoração ao aniversário de Mato Grosso do Sul.
No campo dos debates, o evento sediará o Seminário do Plano Nacional do Livro e da Leitura, com representantes do Ministério da Cultura, além de discussões sobre economia criativa e inteligência artificial aplicada à literatura.
A Bienal também terá atividades voltadas para estudantes, com caravanas de diversas cidades do interior, sessões de contação de histórias e cinema, além do Concurso Literário Bienal Pantanal 2025 e do Prêmio Tuiuiú, que vão reconhecer novos talentos e escritores já consolidados do estado.
A entrada é gratuita, mas para alguns painéis e apresentações musicais será necessário retirar ingresso com antecedência na bilheteria do local.
📍 Serviço
- Quando: 4 a 12 de outubro
- Onde: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Campo Grande (MS)
- Entrada: gratuita
- Programação completa: www.bienalpantanal.com.br