Primeira Superlua do ano aconteceu na segunda-feira (19)
Hoje, 19 de agosto, acontece a primeira Superlua de 2024, um fenômeno astronômico que promete iluminar o céu com uma aparência impressionante. A Lua estará até 14% maior e seu brilho será até 30% mais intenso do que o habitual. O fenômeno começará a se manifestar a partir das 15h26, mas o melhor momento para a observação será ao anoitecer.
Conhecida como Super Lua Azul Sazonal, essa será a terceira de quatro Superluas deste inverno. Embora o nome sugira uma cor azul, o fenômeno não altera a cor da Lua, mas sim é uma designação para uma Lua Cheia que ocorre pela terceira vez na mesma estação do ano, o que é raro. A cor azul da Lua pode ocorrer em casos excepcionais, quando há partículas de fumaça ou poeira na atmosfera.
A Superlua poderá ser vista a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais. Especialistas recomendam que você procure locais afastados das luzes artificiais para uma melhor visualização e para capturar boas fotos.
Se o clima não colaborar hoje, não se preocupe. O fenômeno se repetirá em 17 de setembro e 17 de novembro. Fique atento às próximas datas para não perder as próximas Superluas.
O que é uma Superlua?
Uma Superlua ocorre quando a Lua Cheia coincide com seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica. Esse fenômeno faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante no céu. A diferença visual pode ser sutil, mas para os observadores mais atentos, o impacto é notável. Além do efeito visual, a Superlua também pode influenciar as marés, tornando-as mais altas do que o usual.
O termo “Superlua” foi introduzido pela primeira vez em 1979 e, apesar de não ter origem científica, foi popularizado desde então. A definição atual descreve uma Lua Cheia que está a menos de 90% do seu perigeu, tornando o fenômeno visivelmente marcante.