Suspensões de CNH crescem 62% em MS e atingem mais de 42 mil motoristas
Entre abril e setembro deste ano, o número de motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa cresceu 62% em Mato Grosso do Sul, somando mais de 42 mil condutores temporariamente impedidos de dirigir. No mesmo período de 2024, o total havia sido de pouco mais de 25 mil.
Em Campo Grande, o avanço também é significativo. A Capital registrou 18.658 suspensões, contra 13.942 no ano passado, um aumento de quase 34%. O curioso é que, enquanto no interior a alta tem sido associada à ampliação dos radares, na Capital o número de equipamentos de fiscalização segue estável, já que parte deles está sendo substituída por novos aparelhos.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) aponta que a maioria das suspensões decorre de infrações registradas por radares e lombadas eletrônicas, responsáveis por flagrar excesso de velocidade e outras irregularidades. Atualmente, o Estado possui 161 equipamentos ativos, distribuídos entre áreas urbanas e rodovias estaduais.
Já a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) informou que Campo Grande ainda não conta com novos radares em operação, apesar de estar em fase de instalação de 212 faixas monitoradas. O órgão destacou que, após a ativação, haverá um período de adaptação para os motoristas.
Tanto o Detran quanto a Agetran reforçam que o objetivo das fiscalizações é aumentar a segurança nas vias e reduzir o número de acidentes, mas os dados mostram que muitos condutores ainda enfrentam dificuldades para respeitar os limites de velocidade e as regras de trânsito.









