Secretários de MS retornam ao Brasil após seminário em Israel

Secretários de MS retornam ao Brasil após seminário em Israel
Secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna - Foto: reprodução

Retorno ao Brasil: Secretários de MS evacuados de Israel chegam hoje

Os três representantes do Mato Grosso do Sul que participaram de um seminário sobre tecnologia em Tel Aviv estão retornando ao Brasil. O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna, a secretária adjunta de Saúde, Christinne Maymone, e o coordenador de TI da Secretaria de Saúde, Marcos Espíngula de Freitas, foram evacuados de Israel devido ao conflito na região.

Na terça-feira (17), eles foram transferidos por via terrestre para a Jordânia, onde embarcaram de volta ao Brasil. Ricardo Sena gravou um vídeo agradecendo pelas orações e mensagens de apoio, afirmando que o “pesadelo acabou” e que retorna com segurança a Campo Grande.

A viagem foi custeada pelo governo de Israel, que organizou a evacuação de brasileiros. Apesar disso, a presença dos representantes em Israel gerou críticas, já que o Itamaraty havia emitido alertas desde 2023 desaconselhando viagens ao país devido à escalada de conflitos na região.

O retorno dos representantes de MS foi intermediado pela Comissão de Relações Internacionais do Congresso, presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD). Eles devem chegar ainda hoje ao Brasil, mas sem horário confirmado.

Outros brasileiros, incluindo um grupo de adolescentes participantes de um seminário evangélico, continuam em Tel Aviv e aguardam transferência para o Brasil.

A população aguarda esclarecimentos sobre os motivos da viagem dos representantes de MS, considerando os riscos e os alertas já emitidos.

Confira a notícia completa no Café com Blink:

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: