Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

6 maneiras de ajudar a salvar nossas florestas tropicais hoje

1. Carne bovina sobre desmatamento:
– O problema: O apetite ocidental por carne bovina tem sido um fator significativo por trás do desmatamento na Amazônia e em outras florestas tropicais. Além disso, embora a soja seja uma cultura importante que provoca a desflorestação, apenas 10% da colheita global de soja é consumida pelos seres humanos. Incríveis 90% são usados ​​para alimentar animais ( fonte ).
– O que você pode fazer : Consumir menos carne, principalmente bovina. As escolhas alimentares que fazemos têm influência direta na Amazônia. Ao adotar mais opções à base de plantas, você não apenas está optando por uma escolha mais saudável, mas também mais sustentável. Explore uma dieta vegetariana ou vegana, ou até iniciativas mais simples como “segundas-feiras sem carne”. Se possível, compre carne de fazendas locais e sustentáveis.

2. Não deixe o óleo de palma escapar pelos dedos:
– O problema : o óleo de palma, omnipresente em muitos produtos, desde alimentos a cosméticos, faz com que grandes áreas de floresta tropical, especialmente no Sudeste Asiático, sejam desmatadas para plantações.
– O que você pode fazer : sempre revise os ingredientes do produto. Tome uma decisão consciente de selecionar itens sem óleo de palma ou que utilizem óleo de palma sustentável certificado. Sites como o Palm Oil Scorecard podem ajudar na identificação de produtos sustentáveis.

3. Nem tudo o que brilha é sustentável:
– O problema: A fast fashion é um culpado significativo na degradação da floresta tropical devido ao seu fornecimento de materiais diretamente ligados a estes ecossistemas. Aprenda tudo sobre isso aqui .
– O que você pode fazer : Faça compras conscientes. Escolha itens duráveis ​​e de alta qualidade e apoie as marcas com políticas de fornecimento éticas. Comprar em segunda mão ou trocar roupas são alternativas sustentáveis.

4. Madeira que você acredita que não é sustentável?:
– O problema: a demanda ocidental por madeiras tropicais resulta em desmatamento significativo em áreas de floresta tropical, grande parte da qual é exploração madeireira ilegal.
– O que você pode fazer : Compre móveis e outros itens feitos de madeira sustentável ou reciclada. Priorize produtos com certificação Forest Stewardship Council (FSC).

5. Deitar fora a cultura do descartável:
– O problema : muitos artigos de utilização única, desde chávenas de café a embalagens, são fabricados com materiais de origem insustentável ou contribuem para a poluição ambiental, afetando indiretamente estes ecossistemas.
– O que você pode fazer: Opte por um estilo de vida mais verde. Use itens reutilizáveis ​​e apoie políticas e negócios que incentivem a reciclagem e a redução de resíduos. Confira este artigo com 14 pedaços de plástico que você pode descartar hoje.

6. Investir num futuro mais verde:
– O problema: investir em empresas que pouco se preocupam com o ambiente perpetua práticas industriais prejudiciais.
– O que você pode fazer : Canalize seus investimentos para fundos sustentáveis ​​ou éticos. Para avaliar a sustentabilidade do seu fundo de pensão ou títulos, você pode consultar plataformas como MSCI ESG Ratings , que avaliam o impacto ambiental, social e de governança dos fundos de investimento.

Reprodução via Bright Vibes.