Desmatamento no Pantanal cai 48% em 2025 após avanço da Lei do Pantanal

Foto : Canva

O desmatamento no Pantanal apresentou forte queda em 2025 e colocou o bioma como o que mais reduziu proporcionalmente a devastação no Brasil. Dados divulgados pelo MapBiomas mostram que 12.260 hectares foram desmatados entre 2024 e 2025, representando uma redução de 48,4% em comparação ao período anterior.

A queda no desmatamento no Pantanal é atribuída principalmente à Lei do Pantanal, que entrou em vigor em fevereiro de 2024 em Mato Grosso do Sul. A legislação estabelece medidas de preservação, conservação e proteção ambiental, além de ampliar a fiscalização via satélite e incentivar financeiramente produtores que ajudam na conservação do bioma.

A legislação foi proposta pelo governo estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador. Entre os principais objetivos estão o combate às queimadas ilegais, o monitoramento ambiental e a proteção da vegetação nativa.

Segundo especialistas, a fiscalização mais rígida contribuiu diretamente para a redução do desmatamento no Pantanal ao longo do último ano.

Apesar da melhora no Pantanal, o Cerrado continua sendo o bioma mais afetado pelo desmatamento no Brasil. O levantamento aponta perda de 540.614 hectares de vegetação nativa em 2025, o equivalente a 54,9% de toda a área desmatada no país.

Mesmo com queda de 16,9% em relação a 2024, o Cerrado perdeu cerca de 1.482 hectares de vegetação por dia. De acordo com o MapBiomas, Amazônia e Cerrado responderam juntos por mais de 84% de toda a área desmatada no país em 2025.

No total, o Brasil perdeu 984.794 hectares de vegetação nativa no período, uma redução de 20,6% em comparação ao ano anterior. Ainda assim, nos últimos sete anos, o país acumulou perda superior a 10,9 milhões de hectares de vegetação nativa, área maior que o estado de Pernambuco.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: