Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Após um recorde de queimadas, o Pantanal começa a se regenerar

A natureza é prova de resistência e recuperação! O Pantanal, que teve um aumento de quase 26% de incêndios históricos e trágicos em 2022 fechou o ano com redução recorde de queimadas, está renascendo.

As lentes flagraram uma onça pintada passeando por uma das áreas mais atingidas pelos incêndios que causaram destruição por dois anos seguidos.

Em agosto de 2021, o fogo no entorno da cidade de Corumbá (Mato Grosso do Sul) destruiu tudo e assustou os moradores. Um ano e meio depois, está tudo verde! A vegetação conseguiu renascer, mesmo sem a cheia, apenas com as chuvas.

Os pesquisadores definem esta recuperação de Manejo Integrado do Fogo que consiste no controle das queimadas e a adoção de medidas de prevenção e de combate aos incêndios feitos numa ação coordenada.

“Quando se queima nessa época da transição chuvosa para seca, essa vegetação rebrota, ela se torna verde. Floresce, frutifica”, afirmou o analista ambiental do ICMBIo (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Christian Berlink.

Em seguida, o especialista acrescentou que: “Ela não vai ter o combustível suficiente para propagar um incêndio de alta intensidade. Então a fauna pode ir para essas regiões como zonas de refúgio, para se abrigar da passagem do fogo”.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360