Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Cachorro híbrido: quais são os riscos de misturar raças

As vezes o cruzamento entre duas raças pode trazer problemas de saúde para o bichinho

Os cães híbridos são em tese, SRDs (sem raça definida), a diferença é que cães SRD são raças já misturadas e os híbridos são frutos de duas raças puras. Ou seja, pode ser considerado cachorro híbrido todo pet que nasceu do cruzamento de dois cães de raça definida. Assim, ele será uma mistura de raças de cães, com características de ambos os lados, tanto na aparência quanto no comportamento.

Como surgiram os cachorros híbridos?

Muitas das raças que conhecemos hoje surgiram como cachorros híbridos. Ao longo do tempo, diversos cruzamentos seletivos foram feitos a fim de obter determinadas características. 

A diferença é que, se antes a preocupação na mistura de raças de cachorro era selecionar cães adequados ao trabalho, como para caça, pastoreio, guarda, hoje esses cruzamentos são feitos com objetivo quase exclusivamente estético ou como resultado de cruzamentos acidentais.

10 combinações de cachorro híbrido famosas

Algumas mistura de raças fez tanto sucesso que recebeu um nome próprio, como:

  • Labradoodle: Labrador + Poodle;
  • Yorkipoo: Yorkshire Terrier + Poodle;
  • Mal-Shih: Maltês + Shih-Szu;
  • Puggle: Pug + Poodle;
  • Maltipoo: Maltês + Poodle;
  • Schnoodle: Schnauzer + Poodle;
  • Goldendoodle: Golden Retriever + Poodle;
  • Morkie: Maltês + Yorkshire Terrier;
  • Pomchi: Lulu da Pomerânia + Chihuahua,
  • Cockapoo: Cocker Spaniel + Poodle.

O cruzamento entre duas raças é recomendado?

O cruzamentos entre cães de duas raças ou com características diferentes acontecem. Basta pensar nos queridos vira-latas. No entanto, antes de fazer o encontro entre seu amigo e um pet de outra raça, é importante conversar com um veterinário para avaliar os riscos.

As raças híbridas de cachorros devem ter cautela, a gestação pode colocar em risco a vida da cadelinha. E caso não queira ficar com todos, o que vai fazer com os filhotes? Achar um lar para SRDs ainda é mais difícil do que achar uma casa para um cão que pertence a alguma raça.

Vale a pena sacrificar o bem-estar de um pet em nome de uma aparência fofa? Dependendo da mistura de raças, o pet pode apresentar problemas de coluna ou, no caso de braquicefálicos, dificuldade para respirar, entre outros problemas.

Por isso é necessário um médico-veterinário para saber se é recomendável deixar duas raças específicas cruzarem ou não. Ele vai te ajudar a entender as predisposições que o filhote pode acabar tendo e fazer um bom acompanhamento para que o cruzamento ocorra da forma correta.

Como evitar o cruzamento?

Considerando que você não queira que os seus cachorros cruzem, seja por problemas que os filhotes possam sofrer ou por outros motivos, o ideal é a castração dos machos e das fêmeas. Essa é a medida mais segura do que apenas separar os bichinhos durante o cio, por exemplo, já que nesse caso eles poderiam acabar cruzando se houvesse algum descuido dos tutores.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360