Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Castrar ou não meu pet?

A castração, além de ser uma das medidas mais importantes para controle populacional de cães e gatos, também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como os tumores de testículo, próstata e mamários.

Fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 90% menos de chances de desenvolver câncer de mama. Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos, caseiros e menos agressivos. A cirurgia pode reduzir o hábito de fugir e de urinar pelos cantos.

Como é feita a castração?

A técnica mais tradicional de castração envolve a retirada das gônadas dos animais, local das células produtoras de hormônios sexuais.

Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva. Consiste na retirada dos testículos – o que implica numa redução expressiva de testosterona.

Já nas fêmeas – de ambas as espécies – é necessário realizar uma incisão no abdome para remoção do útero e dos ovários. O procedimento que reduz a produção de estrógeno e progesterona.

Quando castrar o meu pet?

O período indicado para fazer a castração é bastante relativo. Depende principalmente da maturação hormonal e do porte do Pet.

Nas fêmeas, o momento ideal para a castração é antes do primeiro cio. Porém, se sua gatinha ou cachorrinha já passou dessa primeira fase, ela pode sim ser castrada. 

Em alguns casos, a castração pode ser feita ainda na fase de filhotes. Contudo, é interessante que o seu cão ou o gato já tenha tomado todas as vacinas. Este cuidado visa reduzir o risco de contaminação no ambiente hospitalar.

Buscar orientação do médico veterinário de confiança sobre o seu caso é a melhor estratégia.

O que acontece depois da cirurgia?

A cicatrização da cirurgia de castração deve acontecer entre 7 e 10 dias após o procedimento. Um curativo especial é feito no local da incisão. Indica-se o uso de roupa própria e até mesmo de um colar elizabetano para evitar que o pet lamba ou arranque os pontos.

Deve-se evitar grandes esforços e reduzir os passeios. Duas avaliações devem ser feitas durante a recuperação: uma após 3 dias e outra após 5 ou 7 dias, para a retirada do curativo.

O Pet pode ser medicado com antibiótico no dia operação. No entanto, nos centros que seguem todas as boas práticas no ambiente cirúrgico, o risco de infecções é bastante reduzido e o uso de antibióticos pode ser descartado, após o dia da cirurgia.

Alguns animais podem sentir incômodos, como sonolência, falta de apetite, incontinência urinária e até vômitos após a castração. Alguns medicamentos analgésicos pode ser um dos motivos.

Caso os sintomas persistam, ou ocorra um aumento de volume drástico na região da cirurgia, o cirurgião que realizou a operação deverá ser procurado. O veterinário responsável deverá também receitar analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir eventuais dores do seu Pet.

Faça a castração do seu cão ou gato em um ambiente hospitalar controlado.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360