Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Ciclo vacinal: Saiba como manter seu cãozinho protegido

As vacinas são um dos principais meios de manter seu cachorro protegido. Elas são um método de imunização bastante seguro, que têm como função induzir o organismo a produzir sua própria defesa (anticorpos) e cada uma tem um período de ação. Os efeitos colaterais de vacina para cachorro existem, mas são raros. Os mais frequentes são febre, edema na região onde foi aplicada e sensação de desânimo.

No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinação. O protocolo mais usado começa aos 45 dias de vida, com a vacina múltipla canina (geralmente V8 ou V10), seguida de 3 a 4 doses a cada 4 semanas. Já a vacina antirrábica é feita em dose única no 4º mês de vida. A vacina múltipla e a da raiva devem ter reforço anual durante toda a vida do cãozinho.

Vacinas essenciais

  • V8 – protege contra a cinomose, parvovirose, adenovirose tipo 2, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, coronavirose e dois tipos de leptospira (bactéria causadora da leptospirose).
  • V10 – engloba todas da V8 e mais dois tipos de leptospira.
  • Antirrábica – protege contra a raiva

Vacinas não-essenciais

  • Vacina leishmaniose – A leishmaniose é uma zoonose que pode ser letal e é transmitida dos cachorros (hospedeiros) para humanos com a ajuda de um mosquito, o vetor da doença. Além da vacina, outra forma de prevenção é o uso de coleira repelente. Cabe apenas ao médico veterinário recomendar se essa vacina é indicada ou não ao seu pet.
  • Vacina tosse dos canis – Altamente contagiosa, a tosse dos canis também é conhecida como gripe canina. Ela pode ser causada pelos agentes virais parainfluenza e adenovírus, pela bactéria Bordetella bronchiseptica ou por uma combinação deles.
  • Vacina contra giárdia – A giardíase é uma zoonose causada por um parasita que se aloja no intestino. A transmissão se dá pela ingestão de algo contaminado, como água, alimento ou algo que tenha entrado em contato com fezes contaminadas. A infecção provoca diarreia, dor abdominal, vômito, desidratação, perda de peso.

Calendário anual de vacinas de cachorro

VacinaIdadeDosesReforço
V8/V106 a 8 semanas3 a 4 com intervalo de 3 a 4 semanasAnual (uma dose)
Gripe caninaA critério do veterinário2 com intervalo de 3 a 4 semanasAnual (uma dose)
GiárdiaA critério do veterinário2 com intervalo de 3 a 4 semanasAnual (uma dose)
Raiva canina16 semanasDose única aos 4 mesesAnual (uma dose)

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360