Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Clonar pessoas nas redes sociais é nova forma de aplicar golpes

O mais recente caso foi com o Jimmy Donaldson, do canal MrBeast. Golpistas utilizaram inteligência artificial (IA) e fizeram deepfakes do youtuber americano para oferecer iPhones 15.

Em lives do TikTok, um clone de Jimmy Donaldson oferecia os aparelhos em troca de quantias irreias. Considerando que o infuencer distribui prêmios a quem supera desafios em seu canal, a oferta se tornou plausível para muitos usuários.

Donaldson é conhecido por esbanjar em situações luxuosas e por ações filantrópicas. Seus vídeos são traduzidos para diversos idiomas para ter alcance aumentado.

Os golpistas não só criaram lives no TikTok com deepfakes de MrBeast, como também produziram anúncios com o rosto dele, com promessa de US$ 500 (cerca de R$ 2.500) em troca de inscrição.

Segundo o fundador da empresa de cibersegurança Tempest, Licoln Mattos, o único jeito de se prevenir do risco de ser clonado na internet é restringir a circulação de imagens e áudios de si, tornar a conta privada e limitar a visualização de posts a amigos e evitar publicar.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360