Empresas e bancos têm até sexta para enviar comprovantes para o IR
As empresas e instituições financeiras têm até sexta-feira (28) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimento para o Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF). Além disso, esses documentos são essenciais para preencher a declaração, que começará a ser entregue no dia 17 de março.
Como enviar os comprovantes de rendimento
As empresas não precisam enviar os comprovantes de rendimentos pelos Correios. Elas podem optar por enviá-los por e-mail, disponibilizar links para download na internet ou divulgar as informações por meio de aplicativos para dispositivos móveis. Contudo, para os servidores públicos federais, o informe pode ser obtido no site ou no aplicativo SouGov.br.
Dados incluídos nos comprovantes
Os comprovantes de rendimento devem detalhar os valores recebidos no ano anterior, incluindo descontos para a Previdência Social e o Imposto de Renda retido na fonte. Além disso, as empresas devem informar as contribuições feitas para a Previdência Complementar e para o plano de saúde coletivo, se houver.
Onde encontrar os comprovantes de aposentados e pensionistas
Aposentados e pensionistas do INSS podem acessar seus comprovantes na página Meu INSS ou por meio do aplicativo disponível para Android e iOS. Para consultar, é necessário ter a senha do segurado, ou seguir os passos indicados no site para criação de uma nova.
Comprovantes de planos de saúde e fundos de pensão
Planos de saúde individuais e fundos de pensão também precisam fornecer os comprovantes necessários para que o contribuinte possa deduzir esses valores na declaração do Imposto de Renda. Além disso, bancos e corretoras devem informar os valores das contas correntes e dos investimentos, sendo necessário obter os comprovantes de todas as instituições em que o contribuinte possui contas.
Novo prazo para entrega da declaração
Desde 2023, a entrega da declaração do Imposto de Renda foi ajustada. O período de envio vai de 15 de março a 31 de maio, ou nos dias úteis mais próximos a essas datas. A Receita Federal explica que a mudança visa garantir que todos os contribuintes tenham acesso à versão pré-preenchida da declaração no primeiro dia de envio. Como as informações para o preenchimento pré-preenchido chegam ao Fisco no fim de fevereiro, a Receita precisa de tempo para consolidá-las.
O que fazer em caso de atraso ou erros nos informes
Caso o contribuinte não receba os informes dentro do prazo, é recomendável que entre em contato com o setor de recursos humanos da empresa ou com o gerente da instituição financeira. Se o problema persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Caso haja divergência ou erro nos dados, o contribuinte deve solicitar um novo documento corrigido. Mesmo que não receba os comprovantes corrigidos antes do final de maio, o contribuinte pode enviar uma versão preliminar da declaração e depois retificá-la.