Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

O que é um animal de apoio emocional?

Esse tipo de pet tem um trabalho: oferecer presença, companhia e afeto, ajudando a tranquilizar o tutor

Animais de apoio emocional ou Animais de Assistência Emocional (Esan), são animais que ajudam pessoas com problemas psiquiátricos, como ansiedade, depressão e estresse. Um pet que faz parte de um tratamento de doenças psíquicas e crônicas, melhorando a qualidade de vida do tutor.  Podem ser cães, gatos, coelhos e até tartarugas. Esses bichinhos atuam para fornecer conforto, apoio e segurança emocional ao tutor.

Já existem leis que regulamentam a presença do animal em espaços comuns. Uma delas, que permite que passageiros voem com seu animal de apoio emocional sem pagar taxas a mais por isso.

Os animais de apoio emocional são capazes de ajudar o tutor a realizar atividades que ele tem dificuldade, como a prática de exercícios físicos ou viajar de avião, e até incentivar a interação com outras pessoas de maneira positiva.

Foto: Divulgação/MetrôRio

Essa prática é chamada de terapia assistida por animais (TAA) e está presente no País desde 1990 e em outros lugares do mundo há muito mais tempo. 

Embora qualquer animal possa ser considerado um pet de apoio emocional, os animais não são simplesmente dados. O pet é escolhido e na sequência passa por um tratamento prévio, aumentando ao máximo o potencial afetivo do pet junto ao tutor.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360