Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Recife de corais restaurados

Cientistas utilizaram estruturas revertidas de areia para recuperar recifes de corais ameaçados.

Pesquisadores do Reino Unido e da Indonésia desenvolveram um método inovador para recuperar recifes de corais danificados e ameaçados de extinção em apenas quatro anos. Utilizando estruturas de aço revestidas de areia chamadas ‘Reef Stars’, fornecem uma base para os corais jovens se fixarem e crescerem. Esses recifes restaurados demonstraram um crescimento ativo, adicionando carbonato de cálcio às estruturas, um indicador crucial da saúde do recife. Essa recuperação rápida é animadora, considerando especialmente as ameaças que os recifes enfrentam, como mudanças climáticas e pesca com explosivos.

O estudo, conduzido no Programa de Restauração de Recifes de Coral de Marte, na Indonésia, revelou a transformação de um recife devastado pela pesca com dinamite em uma estrutura colorida e vital. No entanto, apesar da restauração, ainda não houve uma recuperação completa da diversidade original dos recifes. A equipe focou inicialmente em corais ramificados, mais suscetíveis ao branqueamento coralino, um fenômeno relacionado ao aumento da temperatura das águas marinhas.

Embora a restauração não signifique uma recuperação total, representa um passo significativo na proteção e preservação dos recifes de coral em todo o mundo. O método inovador utilizado neste projeto pode inspirar outras iniciativas de restauração de recifes, oferecendo esperança para a recuperação de ecossistemas marinhos vitais.

Fonte: Só Notícia Boa.